DANÇA CIGANA


Dança Cigana  tem os seus mistérios e magia nos movimentos e no olhar.
Para os ciganos a dança é uma manifestação sublime de Deus, através do corpo e da alma.
Com sentimentos, força de expressão, os ciganos traduzem em arte o maravilhoso ritual da dança.
Dançam quando estão alegres para comemorar uma celebridade ou seja, um nascimento, casamento, tudo que traz felicidade e também dançam quando estão tristes para espantar a tristeza.
A dança serve para transmitir suas emoções.
Na dança cigana os primeiros passos começam pela postura, caminhar, ombros,braços, giros. O olhar e o sorriso da cigana completam a dança deixando-a mais bela.
Os ciganos dançam com alguns instrumentos que tem os seus significados.
Conheça os mistérios e a magia desse Povo!
OPTCHA!!!

O diferencial mais importante da Dança Cigana é ser uma dança livre, sem passos marcados ou coreografias prontas.
Dança-se livremente os movimentos suaves dos mudras, a beleza dos instrumentos, as saias esvoaçantes, firmeza dos pés descalços e o olhar misterioso e sedutor


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
 * LENÇO *


"O lenço é encantador seguro delicadamente pelos dedos da cigana, envolvendo-a de mistério e aos poucos revelando sua beleza e poder. Ao dançar com o lenço, seus desejos, sentimentos e sonhos são movidos pelo deslizar do lenço pelo ar, no transe da música, livre como o vento e infinito como o céu. O lenço também transforma e limpa o ambiente, pode representar pedidos ou coisas da vida que queremos mudar ao dançar. É uma das danças ciganas femininas mais belas, por isso pode ser encontrada de várias formas nas danças de todos os grupos ciganos."
O lenço demostra toda leveza e sensibilidade interior através da dança. Seus movimentos suaves se harmonizam com os mudras da cigana.
Emoção, suavidade, leveza, sensualidade, elemento Ar, liberdade e mistérios representam o Lenço na Dança Cigana


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

* LEQUE *

Dança que representa a paixão, a sensualidade e a limpeza, sedução, romantismo e poder. Protege os ciganos dos infortúnios. Traz determinação, agilidade e astúcia. Atrai seus mais puros desejos.
O leque passeia há séculos nas mãos das mulheres, mas seu uso prático pouco tem a ver com os aspectos valorizados pela cigana ao dançar. Da maneira que se abre pode representar as fases da lua e da mulher, seus reais desejos ou apenas o que quiser demonstrar; é um poderoso instrumento de limpeza energética, magia para a cura e sedução. Sendo assim, está constantemente nas mãos espertas de uma cigana, atraindo a atenção para seu mistério e poder.
O leque possui uma linguagem própria demostrada através dos movimentos do leque quando se abre e fecha.  Perto dos olhos, demostrando um olhar sedutor e atraente para o cigano. Passando o leque sobre si, limpando e energizando-se.
O leque, como todos outros instrumentos, possui sua beleza e magia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


* PANDEIRO *



O pandeiro traz a alegria do sol, saudando-o com inúmeras fitas coloridas, representando seus raios protetores e vivos. Como todo instrumento que faz barulho, o tlintar do pandeiro ele tem como função expulsar os maus espíritos ou energias negativas, abrindo caminho para o povo festejar e trazendo prosperidade. Sua mensagem é mover, transformar o que está parado em ritmo, revigorar o nosso corpo com a alegria e o calor da dança, assim como o sol faz conosco.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *