sexta-feira, 3 de agosto de 2012

INFLUÊNCIAS DA DANÇA


Dança Grega


Os gregos da antiguidade acreditavam que a dança era uma invenção dos deuses e mais tarde associaram-na com suas cerimônias religiosas e de adoração. Eles acreditavam que os deuses ofereciam esse presente apenas para alguns seletos mortais, que em retribuição ensinavam a dançar seus amigos.

A mitologia grega atribui a origem da dança a Rea que ensinou essa arte a Kourites em Creta. Kronos havia destronado seu pai Uranos. Temendo ser igualmente destronado por seus próprios filhos, comia-os assim que nascessem. Sua mulher Rea, no entanto, desobedeceu Kronos quando seu último filho chamado Zeus nasceu. Ela escondeu seu filho Zeus em uma caverna escura em Creta e deu a Kronos uma pedra embrulhada em roupas para que a comece pensando ser seu filho. Ela também pediu a Kourites, que era um guerreiro semi deus, para fazer uma dança de guerra em volta da caverna, batendo forte escudos e espadas uns com os outros para que Kronos não ouvisse o choro da criança. Quando mais tarde Zeus destrona seu pai, Kourites se torna um padre no novo mundo e seus descendentes continuariam a perpetuar aquela dança para as cerimônias religiosas.



Eis algumas das principais danças:

O zonarádikos é a dança mais conhecida e difundida na Trácia e originalmente dançada pelos homens mais velhos. Como a maioria das danças da região, os homens dançam à frente da fila. O nome vem de zonari, que significa “cinto”, pois dança-se com as mãos cruzadas, segurando os cintos uns dos outros, mas às vezes cruzam-se só as mãos.

A dança Sirtaki, onde os dançarinos formam uma fila, dão as mãos e fazem movimentos sincronizados sobre um ritmo crescente (aumentando a velocidade).


Existe também o Rebétiko, também conhecido como o blues grego, onde os dançarinos quebram alguns pratos durante a performance.


Outra dança é o Tsiftetéli, uma espécie de dança do ventre dançada por casais ou só pelas mulheres
.
(www.grupogrecia.com.br)

Um comentário:

  1. Gostei é bom saber e como foi dito realmente temos que estudar mais sobre Roma

    ResponderExcluir